Gabinete de Apoio ao Estudante

O Gabinete de Apoio ao Estudante, integrado nos Serviços Académicos da Universidade de Évora, tem como missão coordenar e exercer competências específicas no âmbito de projetos e ações que visem a captação de novos alunos, a integração, o acompanhamento e a permanência dos estudantes na Universidade e o acompanhamento dos antigos estudantes, cabendo-lhe designadamente:

  1. Colaborar na promoção e divulgação da oferta formativa da Universidade de Évora.
  2. Informar das condições de acesso ao ensino superior e acompanhar o processo de submissão de candidaturas.
  3. Garantir o acolhimento, integração e permanência dos estudantes na Universidade de Évora:
    a) Assegurar a participação ativa no processo de acolhimento dos novos alunos e de estudantes estrangeiros, prestando-lhes todo o apoio e acompanhamento necessário à sua inserção na comunidade académica;
    b) Proporcionar orientação e apoio socioeducativo, em especial em áreas de integração e bem-estar social dos estudante4s, apoiando e divulgando atividades culturais e de lazer adequadas aos seus interesses;
    c) Proporcionar aconselhamento psicológico ou psicoterapia, orientação para estratégias de estudo, nos métodos de aprendizagem e sucesso escolar, no aconselhamento de carreira e apoio à decisão vocacional;
    d) Acompanhar e apurar as causas do incumprimento do pagamento de propinas e do abandono escolar, propondo medidas para mitigação e prevenção dessas situações;
    e) Proporcionar medidas para fomentar o sucesso académico, através do estudo, analise e identificação dos casos de insucesso académico no termo de cada semestre e propondo medidas a implementar para acompanhamento dos casos identificados;
    f) Assegurar a gestão e divulgação do Programa de Ocupação de Estudantes a Tempo Parcial, garantindo a seleção, recrutamento, monitorização e informação aos alunos;
    g) Assegurar as participações e a gestão do seguro escolar, disponibilizando informação e esclarecimentos à Companhia de Seguros, aos alunos e estruturas da Universidade de Évora;
    h) Assegurar o atendimento no Balcão do Estudante, no que respeita a questões relacionadas com as áreas de intervenção do Gabinete.
  4. Apoiar os estudantes com necessidades educativas especiais, através da sua inclusão no contexto académico, contribuindo para um ensino de qualidade, bem como da identificação de barreiras físicas, de comunicação e informação que obstem à integração social e escolar destes estudantes.
  5. Acompanhar os antigos alunos da Universidade de Évora, envolvendo os diplomados no processo de construção e consolidação da Instituição:
    a) Dinamizar atividades dirigidas à captação de novos estudantes e aos estudantes com a participação dos antigos alunos da Universidade de Évora;
    b) Apoiar a gestão da rede dos antigos alunos e do respetivo portal.



 

 

Contactos
Tlf.: +351 266 760 220
Morada:
Gabinete de Apoio ao Estudante
Serviços Académicos - Universidade de Évora
Edifício Santo Agostinho
Rua Duques de Cadaval 7000-883 Évora
Documentos

Competências

Regulamento dos SAC – Despacho 1530/2018 (2ª série) de 13 de Fevereiro

Missão dos SAC:
Os SAC desenvolvem a sua ação, no âmbito dos procedimentos académicos, percurso escolar dos estudantes do  ingresso à  concessão de graus e títulos académicos, assegurando a gestão académica dos processos de ensino-aprendizagem e prestando uma assessoria de qualidade em todas as matérias conexas.

Finalidades do GAE:
Ao GAE compete coordenar e exercer as competências específicas no âmbito de projetos e ações que visem o acesso e ingresso de novos alunos, a integração, acompanhamento e permanência dos estudantes na Universidade de Évora.
(Fonte: Artº 7º do Despacho nº 4302/2016 (2ª Série) de 28 de março)

Missão do GAE:
Acolher, informar e apoiar os estudantes na sua transição para o Ensino Superior, nos múltiplos desafios com os quais vão sendo confrontados, durante todo o seu percurso académico, para que com êxito consigam alcançar uma melhor integração e o sucesso académico.

  1. Colaborar na promoção e divulgação da oferta formativa da Universidade de Évora.
  2. Informar das condições de acesso ao ensino superior e acompanhar o processo de submissão de candidaturas.
  3. Garantir o acolhimento, integração e permanência dos estudantes na Universidade de Évora:

a) Assegurar a participação ativa no processo de acolhimento dos novos alunos e de estudantes estrangeiros, prestando-lhes todo o apoio e acompanhamento necessário à sua inserção na comunidade académica;
b) Proporcionar orientação e apoio socioeducativo, em especial em áreas de integração e bem-estar social dos estudantes, apoiando e divulgando atividades culturais e de lazer adequadas aos seus interesses;
c) Proporcionar aconselhamento psicológico, orientação para estratégias de estudo, nos métodos de aprendizagem e sucesso escolar, no aconselhamento de carreira e apoio à decisão vocacional;
d) Assegurar a gestão e coordenação do Programa de Integração e Acompanhamento de Estudantes, com instrução dos processos e constituição de equipas multidisciplinares;
e) Apoiar estudantes detentores do estatuto de trabalhador-estudante, no decorrer do seu percurso académico, com instrução, mediação e acompanhamento dos processos académicos;
f) Apoiar e acompanhar estudantes reclusos, com instrução, mediação e acompanhamento dos processos académicos;
g) Acompanhar e apurar as causas do incumprimento do pagamento de propinas e do abandono escolar, propondo medidas para mitigação e prevenção dessas situações;
h) Proporcionar medidas para fomentar o sucesso académico, através do estudo, analise e identificação dos casos de insucesso académico no termo de cada semestre e propondo medidas a implementar para acompanhamento dos casos identificados;
i) Assegurar a gestão e divulgação do Programa de Ocupação de Estudantes a Tempo Parcial, garantindo a seleção, recrutamento, monitorização e informação aos alunos;
j) Assegurar a gestão e divulgação da Bolsa de Voluntariado da Universidade de Évora, garantindo a seleção, recrutamento, monitorização e informação aos alunos;
k) Assegurar as participações e a gestão do seguro escolar, disponibilizando informação e esclarecimentos à Companhia de Seguros, aos alunos e estruturas da Universidade de Évora;

4.Apoiar os estudantes com necessidades educativas especiais, através da sua inclusão no contexto académico, contribuindo para um ensino de qualidade, bem como da identificação de barreiras físicas, de comunicação e informação que obstem à integração social e escolar destes estudantes.

Perfis Gerais das Pessoas para os Requisitos e Competências/Atribuições

Competências técnicas

1. Orientação para os resultados

1.1. Capacidade de gestão do tempo

1.2. Capacidade de planeamento, organização e gestão do trabalho, mediante a problemática identificada e a sua prioridade

2. Análise de informação e sentido crítico

2.1. Análise e interpretação de legislação com enquadramento prático

3. Conhecimentos especializados e experiencia

3.1. Análise de dados e uso de ferramentas estatísticas

3.2. Atendimento ao público

3.3. Destreza prática

3.4. Conhecimento de inglês

3.5. Conhecimentos de informática, da plataforma académica (SIIUE) e sistema de gestão documental (GESDOC)

3.6. Conhecimentos especializados de legislação e regulamentação

4. Otimização de recursos

4.1. Melhoria continua

4.2. Implementação da mudança

5. Comunicação Capacidade de comunicação com clareza

 

Competências pessoais

1. Responsabilidade e Compromisso com o serviço

1.1. Responsabilidade

1.2. Compromisso com o serviço

1.3. Ética e sigilo profissional

1.4. Imparcialidade

2. Iniciativa e Autonomia

2.1. Motivação

2.2. Proatividade 2.3. Iniciativa

2.4. Criatividade

2.5. Dinamismo

3. Relacionamento Interpessoal

3.1. Assertividade

3.2. Inteligência emocional

3.3. Capacidade de escuta ativa

4. Trabalho de equipa e cooperação

4.1. Capacidade para trabalhar e incentivar o trabalho em equipa

4.2. Gerir sinergias através da participação ativa

4.3. Valorização dos resultados obtidos individual e coletivamente

5. Tolerância à pressão e contrariedades

5.1. Capacidade para trabalhar e incentivar o trabalho em equipa

5.2. Gerir sinergias através da participação ativa 5.3. Valorização dos resultados obtidos individual e coletivamente

6. Comunicação

6.1. Capacidade de comunicação verbal e clareza no discurso (fluência verbal)

7. Coordenação

Esta informação ainda não incorpora o contributo dos trabalhadores, indicados pelos superiores hierárquicos, que participaram nas sessões realizadas pelo grupo de trabalho nomeado pelo Despacho nº 42/2016, de 16 de maio.