Departamento de Física

O Departamento de Física está integrado na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, e tem por missão fundamental o ensino a investigação em vários domínios de Física e de Engenharia. Para isso, dispõe de um corpo docente de carreira constituído por 24 doutorados, e ainda da colaboração especializada de alguns  colegas convidados de outras instituições, de 1 investigador e de 7 funcionários. Mas também vários investigadores em formação, que estão a preparar as suas teses de doutoramento ou de mestrado, trabalham integrados em grupos de investigação ou são orientados por docentes deste Departamento.

Atualmente a oferta formativa da responsabilidade do Departamento de Física é constituída por 2 licenciaturas (em Engenharia Mecatrónica e em Engenharia das Energias Renováveis), 3 mestrados (em Engenharia Mecatrónica, em Energia Solar, e em Ciência e Tecnologia da Terra, Atmosfera e Espaço), e 2 programas doutorais (em Engenharia Mecatrónica e Energia e em Ciência da Terra e do Espaço). Docentes deste Departamento também colaboram noutros cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento da responsabilidade de outros departamentos, ou alguns de organização partilhada com outras Universidades , lecionando várias disciplinas do âmbito da Física e da Engenharia.

A investigação em que os membros do Departamento de Física participam está sobretudo ligada aos domínios da Geofísica e Meteorologia, da Engenharia Mecatrónica e Energia, da História e Filosofia da Ciência (ligados a centros de investigação sed1ados na Universidade de Évora, e também em colaboração com a Cátedra de Energias Renováveis), e ainda alguns docentes investigam outros domínios de Física (Matéria Condensada, Nanotecnologia  e Física Nuclear) estando integrados em centros de outras Universidades. A riqueza desta atividade transparece nos seminários regulares desenvolvidos.

O Departamento de Física aposta ainda na modernização das suas metodologias de ensino, bem como numa intervenção de extrema relevância para a sociedade contemporânea, colaborando em cursos na modalidade elearning , participando na formação para a sustentabilidade e valorizando a interdisciplinaridade.

O Departamento de Física, em ligação com a Escola de Ciências e Tecnologia, tem também uma atividade importante na divulgação científica dos seus principais domínios de ensino e investigação, assegurando algumas atividades regulares em ligação com escolas da cidade e da região.

Temos também toda a vontade e disponibilidade para apresentarmos  as nossas atividades, e proporcionarmos visitas organizadas aos nossos laboratórios.

Contactos
Tlf.: +351 266 745 372
Fax: +351 266 745 394
Ext.: CLV-5417
Morada:
Departamento de Física
Universidade de Évora
Colégio Luis António Verney
Rua Romão Ramalho, 59 7002-554 Évora

Equipa

Docentes

Colaboradores

Investigadores

Funcionários

Professores Eméritos

Assembleia de Departamento de Física

Membros

Membros