Centro de Química de Évora

O Centro de Química de Évora (CQE) é o único centro de I&DT na região do Alentejo que se dedica a investigação e desenvolvimento nas Ciências Químicas e tem como objetivos prioritários apoiar e fomentar na região atividades de investigação, desenvolvimento experimental, formação avançada e prestação de serviços, em áreas de Química pura ou aplicada.

Linhas de Investigação:

• Química de Superfícies e Materiais
  • Síntese Orgânica e Organometálica
  • Química Física, Teórica e Computacional
Morada:
Centro de Química de Évora
Universidade de Évora
Colégio Luís António Verney
Rua Romão Ramalho, 59

7000-671 Évora

O Centro de Química de Évora (CQE) é acreditado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é uma Entidade Qualificada no âmbito do QREN, Programa Vale IDT, na Área de Tecnologia e Ciências de Materiais, presta serviços analíticos em Química pura e aplicada.

Serviços de Análises

No âmbito do programa Vale IDT do QREN o CQE, através da Linha 1, Química de Superfícies e Materiais, foi certificado como Entidade Qualificada na área de Tecnologia e Ciências de Materiais. Os serviços incluem:

• Análise de sólidos por Difração de Raios-X
  • Determinação de área superficial e porosidade por adsorção de N2 a 77K
  • Caracterização de sólidos por adsorção de vapor de água, butano e outras sondas
  • Análise última (C, H, N, S e O) de sólidos
  • Análise próxima (humidade, cinzas e matéria volátil) de sólidos
  • Determinação da acidez superficial de sólidos
  • Caracterização de materiais por FTIR e DRIFTS
  • Determinação de densidades por picnometria
  • Determinação do ponto de carga zero de sólidos em suspensão

Pedir um orçamento ou marcar uma reunião para discutir as suas necessidades enviando um email a cqe@uevora.pt