Centro de Geofísica de Évora

O Centro de Geofísica de Évora (CGE) com cerca de 15 anos de existência (criado em 1991 no âmbito do Programa Ciência), tem vindo a adquirir elevada competência no domínio das Ciências da Terra, do Clima e do Espaço através de uma estratégia de fortalecimento do seu potencial científico humano altamente qualificado. O CGE desenvolve actividade de investigação científica, formação avançada e de extensão nos domínios da Sismologia e Riscos sísmicos, Geofísica Aplicada, Hidrogeologia, Geodinâmica, Geologia Económica, Física da Atmosfera e Detecção Remota, Dinâmica do Clima, Cenários e Impactos das Alterações Climáticas e mais recentemente Instrumentação Ambiental e Física Solar. Esta Unidade de Investigação mereceu na última avaliação tri-anual da FCT (2002), a classificação de Excelente e apresenta uma das mais elevadas taxas de produção científica e de formação avançada, no panorama nacional de Unidades I&D nesta área científica. Os relatórios da actividade científica e os relatórios das avaliações tri-anuais desta Unidade estão acessíveis na Fundação para a Ciência e Tecnologia ( http://www.fct.mctes.pt/unidades/index.asp?p=3&u=78 ).

Em 2005 foi-lhe atribuído, pela Câmara Municipal de Évora, a Medalha de Mérito Municipal - Classe Ouro.

O Centro de Geofísica de Évora desenvolve a sua actividade científica nas seguintes vertentes:

• Projectos de I&D
  • Formação Avançada
  • Organização de Conferências/Workshops e Cursos Avançados
  • Cooperação com outras Instituições e Difusão de cultura científica e prestação de serviços à comunidade nos seguintes domínios:
    • Física da Atmosfera e do Clima
    • Fenómenos de Transferência na Geosfera