CORUE – Coro da Universidade de Évora

O CORUÉ – Coro da Universidade de Évora foi fundado a 11 de Abril de 1983 sob a direção do Prof. Dr. Manuel Ferreira Patrício e é composto por alunos, funcionários e docentes da Universidade de Évora e por antigos membros.

O CORUÉ é uma Associação Académica com fins culturais e sem fins lucrativos, cujo objetivo consiste na preparação, interpretação e promoção de música, em especial música coral, de qualquer época e autor.

Ao longo destes anos realizou várias atuações no país e no estrangeiro. De entre as inúmeras atividades promovidas ou participadas pelo CORUÉ destacam-se o lançamento do Emissor Regional de Évora da Rádio Renascença; Concurso Internacional de Coros Universitários, promovido pelo Orfeon Universitário de Coimbra; I Certamen de Tunas Universitárias de Badajoz; Conferência do Prémio Nobel da Paz (1995), Joseph Rothblath; Concerto de Ano Novo (Janeiro de 2000), com a Tufts University Symphony Orchestra (Auditório da Universidade de Évora); entrega do mais importante galardão cultural português, Prémio Pessoa, a Manuel Alegre e José Manuel Rodrigues, Palácio Nacional de Queluz (Março de 2000); I Encontro de Coros em Évora (Maio de 2003); entre outras. Anualmente, o CORUÉ realiza concertos no âmbito das cerimónias protocolares da Universidade de Évora e concertos com os grupos académicos da Universidade. A título de exemplo podem referir-se as atuações nos Doutoramentos “Honoris Causa” pela Universidade de Évora da Rainha Sofia de Espanha, do Dr. Mário Soares, do Dr. Rómulo de Carvalho (António Gedeão), de José Saramago – Prémio Nobel da Literatura, de D. Carlos Ximenes Belo – Prémio Nobel da Paz, entre outros. Em Abril de 2011, o seu fundador, Prof. Dr. Manuel Ferreira Patrício, foi nomeado membro honorário do CORUÉ.

Depois de a regência ter estado a cargo do seu fundador, o CORUÉ foi também regido pelo Dr. Adelino Santos e, posteriormente, pelo Dr. Luís Veiga, Maestro Francisco D’Orey, Dr. Paulo Oliveira, Maestro Edgar Saramago, Profª. Manuela Magno, Maestro Gonçalo Lourenço e Maestro Jaime Branco. Atualmente, a direção artística do CORUÉ é da responsabilidade do Dr. Pedro Nascimento.

Correio Eletrónico: corue@uevora.pt

Webpage: http://www.corue.uevora.pt/