Notícias | UÉ

Notícias  [GabCom | UÉ]

A Universidade de Évora (UÉ) registou mais colocações do que as vagas disponíveis na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA). Um facto que ganha mais relevância se for tido em conta que a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) disponibilizou mais 10 vagas para esta fase em relação ao inicialmente previsto. São exemplo os cursos de Artes Visuais - Multimédia, Economia, Psicologia ou Ciências do Desporto. Estes foram apenas alguns dos cursos que registaram um número superior de colocações relativamente à oferta inicial.

Publicado em 29.09.2017

Ainda que estejam a decorrer campanhas de estudo na Villa romana de Pisões, já é possível visitar este espaço mediante três modalidades: sem marcação, com marcação e para escolas.

Publicado em 28.09.2017

O recinto da Villa romana de Pisões, recebe amanhã, dia 27 de setembro, a partir das 17h30, uma sessão pública que pretende assinalar a reabertura ao público deste sítio arqueológico. A sessão que conta com a presença da Secretária de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, inicia-se com uma visita guiada ao espaço. Para este efeito foi recuperado o Centro de Acolhimento e Interpretação, que disponibiliza ao visitante informação sobre o sítio arqueológico e foi elaborado e sinalizado o percurso da visita.

Publicado em 26.09.2017

Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, recebeu no passado dia 20 de setembro uma delegação de dirigentes das Instituições do Ensino Superior de Macau com vista a futuras colaborações com instituições do ensino superior macaense.

Publicado em 26.09.2017

O Jardim do Granito do Colégio do Espírito Santo acolheu no passado dia 21 de setembro, a cerimónia de receção aos novos alunos que escolheram a Universidade de Évora, para a construção do seu futuro.

Publicado em 26.09.2017

A Universidade de Évora (UÉ), através do Departamento de Matemática, participa no SKA - Square Kilometer Array, uma infraestrutura científica que vai instalar cerca de 10 mil radio-antenas , maioritáriamente na África do Sul e na Austrália, com o objetivo de mapear o Universo em alta resolução. A primeira fase do SKA (SKA1) conta com um orçamento de 650 milhões de euros, esperando-se que venha a contribuir para avanços científicos revolucionários.

Publicado em 26.09.2017

A Universidade de Évora recebeu Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na passada sexta-feira, dia 15 de setembro, para uma reunião com investigadores, juntando à conversa os novos alunos da academia eborense.

Publicado em 21.09.2017
Apenas 5% do Universo é visível

O "que é visível quando olhamos para estrelas, planetas e galáxias representa apenas 5% do universo; os outros 95% são matéria (escura) e energia que não conhecemos", destacou Fabíola Giannoti, Diretora Geral do CERN na Universidade de Évora, no âmbito da conferência “the Higgs particle and our life”, integrada na European School for High-Energy Physics”, que decorreu entre 9 e 18 de setembro em Évora.

Publicado em 21.09.2017

A Residência Cisterciense de São Bento de Cástris, organizada pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, foi nomeada para os prémios Mais Alentejo/Óscar 2017, na categoria Mais Património. Os prémios são promovidos pela Revista Mais Alentejo e a XVI Gala decorrerá no próximo dia 3 de Novembro.

Publicado em 12.09.2017

Bravo Nico, professor associado com agregação da Universidade de Évora, foi designado Embaixador da EPALE - Electronic Platform for Adult Learning in Europe/Plataforma eletrónica para a educação de adultos na Europa, pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).

Publicado em 12.09.2017