Notícias | UÉ

Notícias  [GabCom | UÉ]

Fronteira Landscape é a designação do projeto colaborativo entre a Universidade de Évora (UÉ) e a Faculdade de Arqueologia da Universidade de Leiden, uma das mais prestigiadas universidades de Arqueologia ao nível mundial, que visa estudar a transição entre o mundo indígena da Idade do Ferro e a romanização da paisagem, decorrida entre os sécs. II a.C. e I d.C..

Publicado em 12.01.2018

A Universidade de Évora, através do Laboratório de Ornitologia (LabOr/ICAAM) é a única instituição de ensino superior portuguesa a participar no EuroBird Portal (EBP), do European Bird Census Council (EBCC), uma plataforma que envolve 81 instituições de 29 países, agregando os dados recolhidos por mais de 100 mil ornitólogos voluntários.

Publicado em 11.01.2018

Decorreu a 10 de janeiro, no Palácio do D. Manuel, em Évora, o lançamento público da Plataforma Portuguesa da Infraestrutura Europeia para as Ciências do Património, única infraestrutura do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Interesse Estratégico (RNIIE) na área da conservação e reabilitação de património cultural.

Publicado em 10.01.2018

O “Prémio ICNF – Uma Ideia Natural” foi atribuído pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ao projeto “Recuperação de valores naturais – habitats e espécies de zonas húmidas temporárias”, coordenado por Carla Cruz, investigadora e professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 05.01.2018

Foi assinado no passado dia 4 de janeiro um protocolo de colaboração entre a Direção-Geral de Educação e a Universidade de Évora, que prevê a adequação do Museu Virtual da Biodiversidade (MVBD) às orientações dos programas de ensino básico e secundário, de modo a maximizar a sua valia como recurso educativo ao serviço de alunos e professores.

Publicado em 05.01.2018

O Iº Intercâmbio Gímnico Transfronteiriço “AlentejoAndaluz” decorreu no passado dia 19 de Dezembro de 2017 na cidade espanhola de Sevilha, numa iniciativa organizada pela Universidade de Évora, Departamento de Desporto e Saúde e a Universidade de Sevilha, Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Educación Física y Deporte.

Publicado em 28.12.2017

O Prémio Vergílio Ferreira 2018 foi atribuído ao escritor Gonçalo M. Tavares. Este galardão, instituído em 1996, incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio.

Publicado em 21.12.2017

LIFE RELICT e LIFE AGUEDA são os dois projetos liderados pela Universidade de Évora (UÉ) aprovados no âmbito do Programa LIFE 2016, instrumento financeiro da União Europeia (UE) que apoia projetos ambientais, de conservação da natureza e de ação climática. Com arranque ainda em 2017 e estendendo-se até 2022, os projetos contam com financiamento global de aproximadamente cinco milhões de Euros.

Publicado em 12.12.2017

António Correia, Professor do Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e investigador do Instituto de Ciências da Terra é o novo vice-presidente do Geohazard Task Group que integra o International Union of Geological Sciences, organização internacional não-governamental que agrega as principais associações que se dedicam ao estudo das Ciências da Terra, com o objetivo de fomentar a cooperação internacional no campo da geologia, da petrologia e ciências associadas.

Publicado em 12.12.2017

São cinco os projetos apresentados pelos alunos do Curso de Licenciatura em Turismo da Universidade de Évora (UÉ) na fase final do concurso de Empreendedorismo e Inovação “Tourism Train Experiences”.

Publicado em 07.12.2017