Notícias | UÉ

Notícias  [GabCom | UÉ]

A Universidade de Évora assume a presidência da assembleia geral o recentemente criado Cluster Smart Cities Portugal.

Publicado em 19.01.2017

A cerimónia da assinatura do documento teve lugar em Viana do Alentejo, na passada sexta-feira, dia 13 de janeiro, integrada nas comemorações do 119º aniversário da Restauração deste Concelho.

Publicado em 16.01.2017

Localizado em Cabeço de Vide (concelho de Fronteira), a villa romana da Horta da Torre constitui um dos mais importantes recursos arqueológicos do Alentejo. Entre os resultados das escavações que se efectuam no local, encontra-se um stibadium, o segundo identificado em Portugal.

Publicado em 13.01.2017

Sheila Palomares Alarcón foi distinguida pelo IIFA com o Prémio de Investigação 2016. A Estudante de Doutoramento em História investiga os “Usos e reusos da arquitetura industrial no Sul da Península Ibérica: um estudo comparativo”.

Publicado em 13.01.2017

A Universidade de Évora (UÉ) assina protocolo com a Fundação EDP para implementar Programa de Bolsas de Estudo “EDP Solidária – Educação” .

Publicado em 03.01.2017

Decorreu dia 5 de dezembro na UÉ a eleição para a composição dos membros para Conselho Geral da Universidade de Évora, apresentando-se a sufrágio três listas de estudante, três listas de pessoal não docente e não investigador, e sete listas de pessoal docente e investigador.

Publicado em 29.12.2016

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, manifestou publicamente louvor, à Agência Nacional Ciência Viva e aos vários Centros Ciência Viva, entre os quais se encontra o Centro Ciência Viva de Estremoz, Pólo de Estremoz da Universidade de Évora pelo "pelo contributo inegável que têm tido na promoção da cultura científica e tecnológica na sociedade portuguesa, através de ações dirigidas a diferentes públicos, com especial ênfase na comunidade juvenil, incentivando a inovação e a experimentação direta, fomentando a cidadania científica e potenciando a interação entre as instituições de ensino e investigação e as empresas, de forma a aumentar a sua produtividade e competitividade.”

Publicado em 29.12.2016

O Prémio Vergílio Ferreira 2017 foi atribuído à escritora Teolinda Gersão. Este galardão foi hoje anunciado pelo júri do Prémio que incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio.

Publicado em 21.12.2016

O primeiro Seminário da Science4Food (S4F), uma Spin off da Universidade de Évora (UÉ), constituída muito recentemente pelas equipas das empresas Q-Staff e Terrius, decorreu em novembro no Auditório do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA).

Publicado em 21.12.2016

Um consórcio internacional vai construir e operar uma instalação solar térmica de circulação de sais fundidos com concentradores cilíndricos parabólicos no polo da Mitra da Universidade de Évora. Segundo as pesquisas, a circulação de sais fundidos em vez de óleo térmico nas centrais solares térmicas cilíndrico parabólicas, reduz o custo normalizado da eletricidade.

Publicado em 16.12.2016