Exposição
A Cidade da Participação
Processo de Reabilitação da Ilha da Bela Vista – Porto

Exposição e lançamento do livro A Cidade da Participação. Projecto de Arquitectura Básica Participada na Ilha da Bela Vista, por Fernando Matos Rodrigues, André C. Fontes e Manuel Carlos Silva (Lahb/CICS.Nova_UMinho/Imago),

A exposição CIDADE DA PARTICIPAÇÃO, centrada na reabilitação da Ilha da Bela Vista na cidade do Porto, pretende dar a conhecer o processo que esteve na implementação do Programa da Habitação Básica Participada por parte do Laboratório de Habitação Básica/Imago/CICS.Nova_Pólo UMinho, numa parceria com a Associação de Moradores da Ilha da Bela Vista e Câmara Municipal do Porto, proprietária da ilha.

A implementação deste programa teve como objectivo potenciar as vantagens da complexidade da ilha da Bela Vista inscritas na sua morfologia, na sua escala, na sua tipologia e na sua integração no lote de rua. A partir daqui, foi possível envolver e organizar a comunidade na procura de uma solução participada e interactiva com a equipa do Laboratório e poderes políticos. Instalámos o Laboratório numa das casas da Ilha que servia de sede da Associação de Moradores, que durante dois anos consecutivos trabalhou em sintonia plena com a Associação e com os moradores da Bela Vista.

Desde cedo o espaço foi ganhando a sua centralidade, como lugar de trabalho e de convívio entre a equipa técnico-científica do Lahb/Imago/CICS.Nova_UM (arquitectos, antropólogos, sociólogos e assistentes sociais) e a comunidade que participava nas discussões e nos trabalhos que se foram desenvolvendo de acordo com as fases do projecto.

Organização: Universidade de Évora
De 14.02.2017 a 14.03.2017
GALERIA DE EXPOSIÇÕES | CASA DE BURGOS | Rua de Burgos, no 5 – Évora