Antonio Saéz Delgado galardoado com o Prémio Eduardo Lourenço 2014

Foi atribuído a Antonio Saéz Delgado, professor do Departamento de Linguística e Literaturas na Universidade de Évora o Prémio Eduardo Lourenço 2014.

A decisão foi anunciada no dia 30 de abril por Maria Ángeles Serrano, Vice-Reitora da Universidade de Salamanca, que presidiu à reunião do Júri do Prémio Eduardo Lourenço 2014, realizada na sede do Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda.

O Júri decidiu atribuir o Prémio a Antonio Saéz Delgado pelo seu relevante papel no âmbito da cooperação e da cultura ibéricas, realçando as facetas de mediador cultural, escritor, investigador e professor, que o colocam na vanguarda deste campo da Cultura. De referir, igualmente, o seu trabalho enquanto Diretor da Revista de Literaturas Ibéricas “Suroeste”.

Antonio Saéz Delgado é professor de Filologia Hispânica na Universidade de Évora, tendo-se destacado pela tradução de grandes vultos da cultura portuguesa contemporânea como Fernando Pessoa, António Lobo Antunes, Manuel António Pina, José Gil e Teixeira de Pascoaes, entre outros. Considerado especialista do Modernismo na Península Ibérica, António Saéz Delgado é um investigador raiano que cruza fronteiras há mais de uma década.

O Prémio, que tem o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e Diretor honorífico do Centro de Estudos Ibéricos, é atribuído anualmente e destina-se a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura e cooperação ibéricas.

Para além da Vice-Reitora da Universidade de Salamanca, o Júri que decidiu a atribuição do Prémio Eduardo Lourenço 2014, era formado por João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, Victor Amaral, Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, Valentín Cabero e Fernando Rodríguez de la Flor, professores da Universidade de Salamanca, Manuel Santos Rosa e Fernando Catroga, professores da Universidade de Coimbra e Agustín Remesal e José Carlos Seabra Pereira, convidados respetivamente pelas Universidades de Salamanca e de Coimbra.

Personalidades de relevo de Portugal e Espanha galardoadas nas anteriores edições: Maria Helena da Rocha Pereira, Professora Catedrática de Cultura Greco-Latina (2004), Agustín Remesal, Jornalista (2006), Maria João Pires, Pianista (2007), Ángel Campos Pámpano, Poeta (2008), Jorge Figueiredo Dias, Professor Catedrático de Direito Penal (2009) e César António Molina, Escritor (2010), Mia Couto, Escritor (2011), José María Martín Patino, Teólogo (2012) e Jerónimo Pizarro, professor de Literaturas Hispânicas (2013).

JS | UELINE

Publicado em 05.05.2014