Serviços Académicos

Os Serviços Académicos são os serviços que procedem à organização e gestão do processo escolar do aluno. Neste serviço são prestadas informações sobre todos os assuntos relativos a alunos e sobre os cursos ministrados pela Universidade de Évora. Em particular, é neste serviço que se efectuam as matrículas e inscrições; organizam processos de alunos e dos candidatos ao ingresso e reingresso; os processos de transferência, mudança de curso, equivalências; emitem certificados de habilitações e declarações para os mais variados fins (ex.: Abono de Família, fins militares, etc.). É ainda neste serviço que ficam registadas as classificações das diversas unidades curriculares frequentadas pelos alunos.
Está igualmente cometida a estes Serviços a organização dos processos administrativos de pós-graduação, nomeadamente mestrados, doutoramentos e outros cursos de formação avançada, ocupando-se ainda dos processos respeitantes às provas para obtenção do título de agregado.

Contactos
Tlf.: +351 266 760 220
Fax: +351 266 760 223
Ext.: SA-34
Morada:
Serviços Académicos
Universidade de Évora
Edifício de Santo Agostinho
Rua Duques de Cadaval-7000 Évora

Pessoas

Funcionários

Colaboradores

Competências

Regulamento dos SAC – Despacho 1530/2018 (2ª série) de 13 de Fevereiro

Missão:Os SAC desenvolvem a sua ação, no âmbito dos procedimentos académicos, percurso escolar dos estudantes do ingresso à concessão de graus e títulos académicos, assegurando a gestão académica dos processos de ensino-aprendizagem e prestando uma assessoria de qualidade em todas as matérias conexas.

Finalidades da Unidade:
Os Serviços Académicos (SAC) constituem uma direção de serviços, com uma estrutura, alicerçada no princípio de segregação de funções, que integra: Divisão de Formação Inicial, Divisão de Formação Pós-Graduada, Divisão de Registo e Certificação Escolar e a inda dois gabinetes de apoio: o Gabinete de Apoio ao Estudante e o Gabinete de Apoio aos Serviços.

(Fonte: Focus Group)

Competências do Diretor:
a) Contribuir para o desenvolvimento da visão, objetivos e estratégias da Instituição;
b) Definir estratégias e objetivos de atuação, de forma a otimizar a qualidade do serviço prestado, a eficiência e eficácia da gestão académica, através de soluções inovadoras, de modernização e de implementação de novas tecnologias de informação e comunicação que visem a maximização da satisfação do estudante;
c) Planear e organizar as atividades desenvolvidas, definindo o que é prioritário, tendo em conta os objetivos a alcançar e os recursos existentes, estimulando o trabalho de equipa, a iniciativa, autonomia, responsabilização e gestão participativa dos Chefes de Divisão e Coordenadores;
d) Garantir a articulação, intercomunicação e disponibilização de informação rigorosa, e em função das necessidades, a Diretores de Unidades Orgânicas, Presidentes dos Conselhos Científicos e Pedagógicos das Unidades Orgânicas e Diretores de outros Serviços;
e) Instruir e gerir processos que superiormente lhe sejam cometidos;
f) Organizar informação e pareceres para decisão superior;
g) Promover o desenvolvimento de competências, esclarecer e divulgar regulamentação e procedimentos a adotar pelos colaboradores dos SAC;
h) Identificar e propor o desenvolvimento e parametrização do sistema informático que permita modernizar, otimizar a eficiência e eficácia dos procedimentos académicos e a qualidade do serviço prestado aos alunos;
i) Assegurar os procedimentos relacionados com a audição dos utentes e com a gestão das suas sugestões e reclamações, propondo e assegurando a implementação de medidas corretivas das eventuais inconformidades detetadas.

(Fonte: Artigo 8º ponto 4 do Regulamento dos Serviços Académicos da UÉ - Despacho 4302/2016 (2ª série) de 28 de março

Perfis Gerais das Pessoas para os Requisitos e Competências/Atribuições

Competências Técnicas:

  1. Orientação para resultados;
  2. Capacidade de analisar a regulamentação e enquadrar cada caso específico na regulamentação, sendo imprescindível a capacidade de visão transversal;
  3. Conhecimentos de língua inglesa;
  4. Conhecimentos especializados sobre legislação e regulamentação em vigor no Ensino Superior;
  5. Conhecimentos sobre gestão de processos e gestão de qualidade;
  6. Conhecimentos de informática, da plataforma académica (SIIUE) e sistema de gestão documental (GESDOC);
  7. Capacidade para propor e implementar melhorias: da eficiência dos instrumentos de trabalho; monitorização da eficácia e da qualidade do trabalho realizado;
  8. Saber de forma profissional esclarecer os estudantes e propor soluções para a resolução dos seus problemas em conformidade com a regulamentação em vigor.

Competências Pessoais:

 

  1. Capacidade para liderar, coordenar, orientar e incentivar equipas com vista à eficácia e qualidade do trabalho prestado e à concretização dos objetivos e das mudanças delineadas;
  2. Capacidade de Gestão de tempo;
  3. Capacidade de Planeamento, Organização e Gestão do Trabalho, estabelecendo prazos e determinando prioridade;
  4. Visão transversal;
  5. Atitude Pró-ativa, espirito crítico e criativo para resolução e melhoria de procedimentos;
  6. Capacidade de iniciativa para a implementação da mudança;
  7. Autonomia para resolução de desafios profissionais;
  8. Dedicação e envolvimento com a instituição;
  9. Defender valores como equidade, transparência e qualidade focalizada no cliente;
  10. Assertividade;
  11. Capacidade para gerir emoções;
  12. Capacidade para lidar com situações de pressão e com contrariedades de forma adequada e profissional;
  13. Capacidade para trabalhar e incentivar o trabalho em equipa;
  14. Gerar sinergias através da participação ativa;
  15. Valorização dos resultados obtidos individual e coletivamente. 

(Fonte: Focus Group)

 

Esta informação ainda não incorpora o contributo dos trabalhadores, indicados pelos superiores hierárquicos, que participaram nas sessões realizadas pelo grupo de trabalho nomeado pelo Despacho nº 42/2016, de 16 de maio.